quarta-feira, 21 de março de 2018

MEU NOME... 12, 13 E 14 DE MARÇO ( DIA DA POESIA)

QUEM QUISER SABER MEU NOME 
DA UMA VOLTA NO JARDIM,
O MEU NOME ESTÁ ESCRITO
NUMA FOLHA DE JASMIM.
                                                      ( DA TRADIÇÃO POPULAR)

"Viver uma experiência estética que nos permite sermos outros para voltar a pensar e pensar-nos, uma experiência que nos rapta deste mundo, nos distancia do tempo e do espaço, para nos devolver transformados, irreconhecíveis. Se não cremos em fadas, as fadas morrem. E com elas morre uma parte de nós mesmos, aquela que nos conecta com a infância, com nosso modo de estar no mundo durante a infância.
A brincadeira, a arte, a literatura compartilham um mesmo lugar na vida das pessoas, esse lugar da espera, da negociação com o mundo, com seus limites e suas exigências. No espaço da brincadeira, da literatura, diz Graciela Montes, há gratuidades, há liberdade absoluta." TEXTO TRADUZIDO DO ORIGINAL DE MARCELA CARRANZA.[1] 
SOBRE O DIA DA POESIA...

Aqui na escola seguimos o calendário de feriados nacionais, entretanto, eles não norteiam nosso planejamento nem são base para tratarmos de maneira significativa e profunda de assuntos que não merecem apenas um dia em pauta, mas muitas e variadas ações para que sejam compreendidos como construções históricas e desdobramentos de ações humanas, com discussões que abarcam distintos pontos de vista e não apenas uma data específica. Dentro da escola temos muitas oportunidades para fazer valer a força de uma dança secular brasileira ou uma manifestação folclórica regional, e não pretendemos de forma alguma aprisioná-las num calendário.

















[ 1] Marcela Carranza, professora e especialista pela Universidade de Barcelona em Livros e Literatura para crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário