quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Contando nossa História ...

"Histórias são fundamentais na nossa vida! Histórias para contar, para lembrar, para construir um percurso, uma vida. É pena que num mundo tão tecnológico tantas oportunidades de experiências se percam em função dos video games ou dos joguinhos sempre à mão nos celulares ou nos tablets. Eles saem das bolsas dos adultos como entretenimento para as crianças, em diversas situações, em que os adultos não sabem o que fazer: à mesa dos restaurantes, no trânsito, em diversos lugares. Quando éramos crianças saíam das bolsas de nossas mães as folhas para desenhar, um brinquedo para montar ou simplesmente algo para brincar, como um bonequinho. Fora isso, brincávamos de achar nas ruas carros de determinada cor, inventávamos adivinhas e histórias a serem completadas, cantávamos. Era muito divertido!








Precisamos de experiências para contar, experiências realmente vividas, não virtuais. Que elas não se percam, mas encantem e sejam motivo de reuniões familiares, de muitas risadas, e a certeza de um tempo que passou e deixa marcas importantes. E, ainda, que um dia poderão ser lembradas ou até mesmo ensinadas a alguém, quem sabe, até muito tempo depois de terem acontecido." Daniela Munerato, Escola da Vila.

 Segue um pequeno trecho de observação do nosso parquinho.


Uma criança abaixada acha uma borboleta, que pousa no rosto da outra, com olhos curiosos, com o que acaba de ser encontrado. Ao sol a borboleta pousa numa folha, e logo é revelada ao resto do grupo, entre um grito e  outro de "venham  ver!". 
Considerando que no pensamento da criança tudo precisa ser compreendido em poucos minutos, ouvem-se histórias ou o desejo de encontrar outros tesouros no mesmo espaço.


Também no parquinho outra criança encontra uma joaninha gigante,
onde será que ela vai? Será a rainha? Como pode ser tão grande? 
no final de tanta exploração eles a devolvem à natureza.. porque afinal somos da BOADEZA!!!!



 E a tecnologia? Que venha sim, em favor de muitas situações, em seu tempo e contexto, considerando a criança sem precisar substituir brincadeiras motoras, coletivas ou simbólicas, tão apreciadas e importantes nessa fase do desenvolvimento.


 Penso que o momento de parque na escola, hoje, mais do que nunca, representa o que era para nós o quintal da nossa casa, uma oportunidade de exploração sem fim, de brincadeira.




 Sim, é tempo de retomar condutas importantes como ouvir, esperar, observar, no momento corrido no qual vivemos e inserimos nossos pequenos. Ter um tempo para pensar o que se deseja fazer, olhar espaços, inventar, encontrar pessoas, aprender brincadeiras, descobrir sons. As crianças têm a imaginação muito aguçada, precisam de pouco para inventar. Basta dar o tempo. Que venham as experiências e as histórias, e que os adultos consigam favorecê-las.
ALGUNS TRECHOS DESTES TEXTO SÃO DA ESCOLA DA VILA, UMA ESCOLA PRIVADA TÃO LINDA COMO A NOSSA EM SÃO PAULO. E O TEXTO DA PROFESSORA DANIELA MUNERATO.  
 AS EXPERIÊNCIAS ..E ESSES SORRISOS LINDOS SÃO DA TURMA DA MÔNICA!!!

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