segunda-feira, 23 de julho de 2018

Brincadeiras de Festa Junina 1@ parte... o que elas ensinam...


Brincadeiras de festa junina divertem e ensinam, afirma especialista de MG

Leia a reportagem toda aqui 

De acordo com José Luiz Ribeiro, entre as mais conhecidas estão também as cirandas e o bumba meu boi, que é bastante celebrado nessa época. “Temos os bailes e forrós, que ocorrem principalmente no Nordeste, e as tradicionais danças de roda, que são as cirandas. Elas, principalmente, guardam muito as tradições das festas juninas”, disse o professor.
Ainda segundo José Luiz, há também as brincadeiras em barraquinhas como a pescaria, o correio elegante, a boca do palhaço, o jogo das argolas, bingo, entre outros. Porém, estas têm uma origem diferente. “Elas são feitas mais em escolas, como forma de angariar recursos para a caixa escolar e remetem às antigas quermesses, principalmente as americanas”, destacou José Luiz Ribeiro.
Brincadeiras auxiliam no desenvolvimento das crianças
Segundo a psicopedagoga de Juiz de Fora, Cristina Coronha, os benefícios destas brincadeiras vão muito além da diversão em si. “As danças, por exemplo, trabalham diversos aspectos. A criança precisa estar atenta e, no momento da quadrilha, trabalha a concentração, a memória, a linguagem e a socialização. Ou seja, todas as questões cognitivas são exercitadas, além das perceptivas e da orientação de tempo e espaço. São habilidades importantes para a aprendizagem das crianças e que vão favorecê-las durante toda a vida. Então, as escolas precisam realizar as quadrilhas e outras brincadeiras. São muito benéficas”, explicou.
Além disso, segundo Cristina Coronha, as brincadeiras também trabalham a interação entre os pequenos. “Quando você organiza a dancinha, por exemplo, a criança tem que ter um par. Então ali já se cria um vínculo. E tem também os ensaios, nos quais elas vão interagindo com os colegas. Elas trocam experiências, aprendem com o coleguinha e também ensinam. É um ajudando o outro”, finalizou.











Nenhum comentário:

Postar um comentário