Nossa turma é muito falante e logo começaram a pensar em qual nome escolher. Iremos viajar por muitas histórias e seus autores, e na primeira semana surgiram algumas sugestões, dentre elas..
Chapeuzinho Vermelho
Peter Pan
e Turma da Mônica
e a grande vencedora foi.....
e agora vamos entender um pouco sobre essa história, onde tudo começou... e trazê-la para pertinho da nossa realidade.. enfim a turminha da Mônica é cheinha de crianças e suas fantasias... e falando em fantasias, achei um texto bem ilustrativo do que estou querendo dizer a vocês.. vou colocar alguns trechos para organizar melhor minhas ideias para vocês..
Esse texto é de uma professora chamada, Andrea Polo, lá da Escola da Vila,em são Paulo.
"Entre o devaneio e a realidade.
...Não tive tempo suficiente para dizer para aquela mãe que a fantasia, o devaneio e a criatividade andam de mãos dadas com as crianças e que cabe aos adultos oferecerem elementos para que elas se sintam capazes de criar suas próprias teorias sobre “as coisas”!
Para as crianças, o mundo está repleto de objetos misteriosos, de acontecimentos incompreensíveis e figuras indecifráveis. Longe da lógica adulta, já ouvi muita poesia construída por gente pequena:
- Sabe aquelas plantas que ficam na beira da areia? São os cabelos do mar…
- Eu dei uma voltinha e fiquei tonta… se eu der uma voltona eu vou voar…
- Eu descobri que nessa pontinha da caneta tem muita tinta, parece um pincel preso.
- Quando eu durmo, acontecem muitas coisas que não acontecem quando estou acordada…
- Quando eu canto essa música, é como se uns flocos de neve saíssem da minha boca…
- Dá pra colar com cola, com fita crepe e com o pensamento. O pensamento é um tipo de cola que gruda o que a gente sabe.
- O sol é bem mole…
- Você já tocou nele para saber se é mole?
- Não, mas ele me tocou, me deixou bem ardido, então ele deve ser bem mole para chegar até aqui!
Adoro colecionar pensamentos filosóficos das crianças, dedico tempo especial para escutar e sempre saio maravilhada com o que ouço! Borges, escritor argentino que eu amo, diz que “estamos rodeados de beleza, estamos rodeados de poesia, só se trata de poder vê-las”. As crianças dão conta de fazer isso por meio da brincadeira, da literatura, das narrativas que constroem enquanto elaboram explicações para o “indizível”. "
E assim Pessoal da Turma da Mônica, vamos caminhar nesse ano da Literatura, dando subsídios para as crianças continuarem elaborando suas explicações para o "indizível" e construindo suas hipóteses sobre esse nosso mundo .
Um abraço afetuoso da Professora Jaque. Fev/2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário