terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

A fabula o Leão e o rato...

As fábulas são curtas com breves narrações literárias, normalmente em verso, e terminam sempre com uma mensagem de ensino ou com caráter de “moral da história”, instrutivo. 
Seus personagens quase sempre são animais ou objetos fictícios. As fábulas são uma boa via para entreter e educar as crianças ao mesmo tempo, enquanto ajudamos a desenvolver sua imaginação.

Essa fábula ensina as crianças, que todos, independentes do tamanho, somos necessários e podemos colaborar com os demais. Ela nos ensina que jamais devemos depreciar a capacidade nem as promessas dos demais, por menores que sejam. Em algum momento elas se cumprirão.

Fábula: O Leão e o Rato

Certo dia, estava um Leão a dormir a sesta quando um ratinho começou a correr por cima dele. O Leão acordou, pôs-lhe a pata em cima, abriu a bocarra e preparou-se para o engolir.

- Perdoa-me! - gritou o ratinho - Perdoa-me desta vez e eu nunca o esquecerei. Quem sabe se um dia não precisarás de mim?

O Leão ficou tão divertido com esta ideia que levantou a pata e o deixou partir.

Dias depois o Leão caiu numa armadilha. Como os caçadores o queriam oferecer vivo ao Rei, amarraram-no a uma árvore e partiram à procura de um meio para o transportarem.

Nisto, apareceu o ratinho. Vendo a triste situação em que o Leão se encontrava, roeu as cordas que o prendiam.

E foi assim que um ratinho pequenino salvou o Rei dos Animais.

Moral da história: Não devemos subestimar os outros.

Jean de La Fontaine

Nenhum comentário:

Postar um comentário